O PPGP conta com atualmente com oito laboratórios em funcionamento, que são integrados pelos docentes do programa, bem como por seus respectivos orientando(a)s de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. A caracterização dos laboratórios é apresentada a seguir:
O LAB-RELAÇÕES tem como tema principal de estudo os modos pelos quais as relações interpessoais se estabelecem nos mais variados contextos, em especial os educativos. Os principais projetos do laboratório são: (1) Habilidades Sociais em Contextos Educativos, cujos objetivos são identificar intervenções socialmente competentes nos diversos seguimentos do ensino regular e universitário; tendo como público privilegiado os professores e alunos. São feitas propostas de intervenção para a aprendizagem de habilidades sociais ou para atuação no clima escolar, a construção de instrumentos específicos e em estudos de caracterização longitudinais e transversais destas amostras; (2) Habilidades Sociais para Relação Diádica, que tem por objetivo identificar as habilidades sociais envolvidas em cada etapa dos ciclos de vida, fazer estudos de caracterização com as diferentes amostras e construir instrumentos de medida de habilidades sociais para a relação diádica; (3) Habilidades Sociais e Relação Terapêutica: formação e atuação do psicólogo, cujo objetivo é fazer estudos de caracterização e de desenvolvimento de instrumentos de medida de habilidades sociais para estudantes e profissionais psicólogos; (4) Adaptação Acadêmica à Universidade: Modelos, Instrumentos e Intervenções que, considerando o fato de que a transição do ensino médio para a universidade é uma das principais mudanças na escolaridade dos alunos, visa a construção de instrumentos, o teste de modelos explicativos do construto e a realização de intervenções para melhor ajustamento do aluno. O laboratório mantém colaborações com professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e estrangeiras.
Docente:
Adriana Benevides Soares
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O LARPS tem por objetivo realizar pesquisas e promover debates e ações de extensão/intervenção sobre a influência recíproca entre práticas sociais e representações, com fundamento no grande campo da Psicologia Social e demais ciências sociais, com ênfase na Teoria das Representações Sociais; especialmente nas situações que envolvem a desigualdade social, exclusão e ações intervenções para a inclusão, com prioridade para os campos da educação e saúde. O LARPS mantém colaborações com professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e estrangeiras.
Docente:
Pedro Humberto Faria Campos
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O LEIA tem como objetivo desenvolver pesquisas sobre os processos de aquisição da alfabetização e seus impactos. Estuda, também, os processos de aprendizagem da leitura e escrita em todo ciclo vital. A compreensão de leitura é uma das habilidades mais importantes aprendidas na escola. Ela é fundamental para o bom desenvolvimento acadêmico e para o próprio exercício da nossa cidadania. Apesar dos avanços no acesso à escolarização no Brasil, o desempenho na compreensão leitora e na escrita ainda é aquém do esperado em todos os níveis de escolaridade. No nosso Laboratório desenvolvemos pesquisas que procuram investigar os processos de leitura e escrita em amostras de estudantes brasileiros em todo o ciclo vital com vistas a melhor compreendê-los e, ao mesmo tempo, propor soluções que possam promover a qualidade do ensino da língua escrita baseada em evidências. Hoje desenvolvemos três linhas de pesquisa: 1) Consciência metalinguística e seus impactos na aquisição da compreensão de leitura e na ortografia; 2) Literacia familiar e desenvolvimento da literacia emergente e 3) História de leitura e impactos na compreensão de leitura. O Laboratório possui interlocução com várias universidades nacionais e estrangeiras. No âmbito nacional são oferecidas palestras para professores do Ensino Básico com base nas pesquisas desenvolvidas.
Docente:
Marcia Mota
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O CRAPFAS consiste em um núcleo de ensino, pesquisas e intervenções que tem por objetivo desenvolver conhecimento científico acerca de temas ligados à educação e ao desenvolvimento positivo de populações em situações de risco psicossocial. As investigações são pautadas pelos pressupostos da teoria bioecológica de desenvolvimento humano e dos construtos da Psicologia Positiva, com foco na promoção da resiliência e do bem-estar de indivíduos, grupos, profissionais e comunidades. Os pesquisadores integrantes do CRAFPAS têm elaborado, executado e avaliado modelos de intervenções psicoeducacionais positivas em diferentes cenários educativos. Os contextos pesquisados são os seguintes: escolas públicas ou privadas, hospitais, instituições de acolhimento, moradia universitária e demais serviços a usuários na comunidade. O CRAPFAS mantém parcerias com professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e estrangeiras.
Docentes:
Maria Angela Yunes
Rebeca Lima
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Dedica-se à pesquisa das temáticas de Trajetória e Desenvolvimento Profissional, buscando compreender as especificidades dos percursos de trabalhadores de diferentes categorias ocupacionais, bem como investigar modelos com variáveis antecedentes, consequentes, moderadoras e mediadoras do desenvolvimento profissional. Para tanto, atua na construção e no teste de validade de instrumentos de mensuração relacionados à temática, bem como na testagem de modelos empíricos em amostras com trabalhadores vinculados a organizações, bem como trabalhadores autônomos ou em amostras de estudantes universitários. Como exemplos de variáveis incluídas nesses modelos poderiam ser citadas autoeficácia, criatividade, resiliência, planejamento de carreira, satisfação no trabalho, desempenho profissional, participação em cursos de formação profissional, graus de escolaridade, estratégias de aprendizagem, desenho do trabalho e adaptabilidade de carreira, estilos de liderança, . O grupo também investiga atravessamentos de gênero e raça/etnia nas trajetórias profissionais de públicos diversificados. Os estudos do grupo de pesquisa são frequentemente apresentados em congressos nacionais e internacionais e geram publicações diversas em artigos, capítulos de livro, cartilhas e outros produtos técnico-tecnológicos. Ressalte-se, ainda, que o APRIMORA mantém colaborações com professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e é integrado pela professora Luciana Mourão e seus respectivos orientandos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
Docente:
Luciana Mourão
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O LECOS tem por objetivo investigar os diferentes aspectos associados ao envelhecimento, tanto em situações de trabalho nas organizações, quanto no contexto social. Para tanto, são abordados, por exemplo, temáticas como as atitudes frente aos idosos e aos programas intergeracionais (idosos, crianças e adultos), assim como o processo de aposentadoria, especialmente no que diz respeito à inserção digital e tecnológica dos trabalhadores mais velhos; à retenção e empregabilidade dos trabalhadores mais velhos pelo mercado de trabalho; à tomada de decisão de se aposentar e aos programas de preparação para aposentadoria via autobiografia orientada. O laboratório mantém parcerias e colaborações com professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e estrangeiras, para o desenvolvimento de projetos interinstitucionais sobre o envelhecimento em diferentes contextos culturais.
Docente:
Lucia França
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O LAPOS se dedica ao estudo e à aplicação dos conceitos da Psicologia Positiva ao contexto das organizações de trabalho. Dentre as principais temáticas investigadas encontram-se o bem-estar no trabalho e seus múltiplos indicadores, o redesenho do trabalho, a flexibilidade psicológica no trabalho e a interface trabalho-família. A abordagem de tais fenômenos ocorre por meio de três diferentes linhas de pesquisa: (1) construção ou adaptação de instrumentos destinados a mensurá-los; (2) teste de modelos que buscam averiguar os modos pelos quais esses fenômenos e seus indicadores são impactados pelo contexto do trabalho e pelas características do trabalhador, bem como suas consequências para os indivíduos e as organizações; (3) avaliação da eficácia de intervenções destinadas a promover o fortalecimento das características positivas nos indivíduos e nas organizações, com base em evidências científicas. O LAPOS conta com a colaboração de professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais e estrangeiras.
Docentes:
Maria Cristina Ferreira
Leonardo Fernandes Martins
Larissa Gabardo-Martins
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https://sites.google.com/view/laboratriodepsicologiaposiva-u
O Laboratório estuda as contribuições da Análise de Redes Sociais para a pesquisa em Psicologia Social, com ênfase nos processos intra e intergrupais em contextos organizacionais e em contextos de efetivação de políticas públicas. As pesquisas e produções em desenvolvimento no grupo são: levantamento e avaliação dos instrumentos disponíveis para medição do suporte social no trabalho, com ênfase no uso das estratégias de análise de redes sociais; estudos sobre os sentimentos associados ao teletrabalho e as representações de identidade profissional, com ênfase na análise de redes semânticas como estratégia para a análise de dados qualitativos; análise das redes sociais informais no trabalho e suas associações com o bem-estar laboral em contextos de mudança organizacional. O grupo conta com a colaboração de professores e pesquisadores de várias outras instituições nacionais.
Docente:
Elisa Amorim Ribeiro
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